Parece que é um panfleto do governo butanês. Com um fiapo tosco de história pronto para apertar todos os botões emocionais da fofura. Sem muito pensar na decupagem, na forma de filmar, na construção de cena.

É tudo apoiado numa história inspiradora da evolução de um personagem egoísta e ingrato que aprende a ser menos egoísta e ingrato. 

Ainda assim é muito fofo. É válido, pensando na lógica de um país com pouca tradição cinematográfica. E mais. Pensando na própria ideia dele como algo propagandístico: é algo no mínimo louvável pensar no que é retratado aqui. 

A história de um professor que vai até um dos assentamentos humanos de maior altitude para ensinar. Não dá muito para negar o aspecto inspirador dessa ideia. 

Nessa levada, o filme se apresenta, se desdobra e se finda do jeito mais previsível possível e cheio de frases prontas mas que de alguma forma nos tocam pelo simplismo. Pawo Dorjii, o cineasta que faz isso tudo, ao menos nunca parece ter uma pretensão revolucionária e entender o tamanho do próprio filme O que é bom pra variar. 

Mas dizer que o que ele faz aqui é algo que consegue ser mais que medíocre seria um bocado desrespeitoso. Passar a mão na cabeça e simplesmente aceitar que é um país pequeno e sem tradição cinematográfica e então não seria capaz de fazer algo melhor que isso. Não só seria como é capaz.

Mas que o filme é sim fofo demais e que dá um quentinho no coração quando um personagem diz que quer ser professor porque é uma profissão que toca o futuro, isso não dá pra negar.

ལུང་ནག་ན, butão, 2022
direção: pawo choyning dorji
roteiro: pawo choyning dorji
fotografia: jigme tenzing
montagem: ku hsiao-yun
elenco: sherab dorji ugyen norbu lhendup keldon lhamo gurung pem zam chimi dem kunzang wangdi tshering dorji

se você gostou do que leu, compartilhe e siga o Coquetel Kuleshov também no Instagram, no Letterboxd e no Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s