O que tem de mais interessante é como – num enredo que não é lá muito original com personagens que nem são lá muito interessantes e seguindo uma fórmula bem mercantil desta Disney contemporânea da princesa independente com o bichinho sidekick (um tatu, no caso) – Raya adquire uma construção visual muito referente ao Wuxia enquanto folclore e enquanto gênero cinematográfico. 

Hall e López Estrada fazem daqueles mundos diversos, estágios para a exploração de diferentes formas de ação a cada cenário. Lidando com a mitologia, as cores, os dragões, a física diferenciada tanto quanto com a cultura de cada um destes lugares. 

A questão problemática aqui é o quanto a banalidade do que já citei ali se torna um peso a ser arrastado. A história é bonitinha mas já vimos, a ideia das amigas que se encontram também. E o próprio arco da busca inóspita por fragmentos de um artefato não se explica lá muito bem. A âncora emocional e cômica que nos carrega bem até o fim acaba sendo a personagem de Awkwafina. Mas até aí surpresa nenhuma que o coadjuvante de alívio cômico do filme da Disney é muito bom.

Raya, no fim das contas, é um destaque no meio da animação grandona com muito dinheiro que tem sido produzida ultimamente mais pela premissa do que pela execução por si. Mas ainda assim um destaque. Porque ter potencial é melhor que não ter nem isso né.

raya and the last dragon, eua, 2021
direção: don hall carlos lópez estrada paul briggs john rippa
roteiro: don hall kiel murray adele lim paul briggs dean wellins qui nguyen carlos lópez estrada john ripa
fotografia: rob dressel
montagem: fabienne rawley shannon stein
elenco: kelly marie tran awkwafina izaac wang gemma chan daniel dae kim benedict wong jona xiao sandra oh thalia tran lucille soong alan tudyk dichen lachman patti harrison sung kang ross butler françois chau paul yen

se você gostou do que leu, compartilhe e siga o Coquetel Kuleshov também no Instagram, no Letterboxd e no Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s