Do que a gente vê das loucuragens visuais experimentais com montagem e CGI de Boyle, muitas vezes ficamos com a impressão de que isso é uma coisa recente e que surgiu ultimamente como uma certa manifestação incômoda dos seus filmes. Uma visão equivocada de “antigamente era melhor porque ele não fazia isso”. Mas revendo Sunshine e outras coisas que antecedem, percebe-se que o que o problema não é isso. 

É a falta de uma razão de ser pra essas coisas. 

Analisando friamente, nem sei se lembro de outro longa dele que não contasse com experimentação visual em algum nível. Aqui, como manifestação da loucura e ao mesmo tempo um agouro do terror por vir, é um dos grandes exemplos de como isso enriquece a obra esteticamente. 

O horror de cabine misturado com o aspecto filosófico e mitológico do sol como fonte máxima de poder, energia e loucura. Tudo se manifesta pela simplicidade da trama aqui. Uma releitura de ícaro. A fascinação que os leva àquele fim.

O fato de termos duas naves cria o tempo todo esse jogo de ecos, de espelhos, de uma versão sombria deles mesmos. Funciona no terror mais pragmático pela cópia abandonada fracassada, mas funciona também no subtexto desse mythos.

Em tempo: é impressionante como o filme consegue lidar com esses múltiplos horrores dentro dum mesmo cenário. A loucura, a manifestação monstruosa, a psicologia da situação do oxigênio e a solução para o problema. Isso enquanto se disfarça de um filme diminuto, rigoroso, que nunca abandona aqueles espaços. 

Foi o último voo alto do diretor. Daí em diante é quase só queda.

Sunshine, Inglaterra, 2007
direção: Danny Boyle
roteiro: Alex Garland
fotografia: Alwin H Kuchler
montagem: Chris Gill
elenco: Cillian Murphy Rose Byrne Chris Evans Michelle Yeoh Cliff Curtis Hiroyuki Sanada Troy Garity Benedict Wong Mark Strong Paloma Baeza Archie Macdonald Sylvie Macdonald Chipo Chung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s