Não lembrava de quão mínimo é esse filme. Depois de ver tudo o que a saga e a figura de Ethan Hunt se tornaram, é muito bom e muito surpreendente ver o nascimento desse espião no cinema como um personagem atormentado pelas relações com seu grupo, com características que seriam recuperadas alguns filmes depois. Mas De Palma transforma todas essas premissas basiquíssimas em um festival de formalismo discreto (para os padrões dele) em um filme que usa e abusa do plano torto (“holandês”) para concretizar um filme pretensamente bobo, mas que já é clássico: visualmente, narrativamente, como peça de arte e de indústria.
A cena do aquário ainda é uma das maiores coisas que ele já fez, mas toda a ideia de usar o primeiro ato do filme como um estudo do artificial é coisa de gênio. Missão: Impossível é uma franquia sobre espiões mascarados, sobre a dissimulação de nos fazer olhar para algo e não perceber o todo logo de cara. E De Palma sabe que o cinema é também sobre isso: sobre planos subjetivos que parecem um homem ferido, mas que na verdade não são; sobre sangue que na verdade é tinta; sobre um alvo que é só uma distração do objetivo real.
Com características que seriam recuperadas alguns filmes depois. Mas De Palma transforma todas essa premissa basiquíssima em um festival de formalismo discreto (para os padões dele) em um filme que usa e abusa do plano torto (“holandês”) pra concretizar um filme pretensamente bobo mas que já é clássico. Visualmente. Narrativamente. Como peça de arte e de indústria.
E o fato de que tudo começa com o grupo em um quarto de hotel vendo uma televisão é mais uma camada dessa lógica, que se repete, repete, repete, para acabar numa apoteose de ação que, ao mesmo tempo, funciona anacronicamente como passagem de bastão: do suspense astucioso para um homem pendurado do lado de fora de um trem bala e que tomaria conta de tudo isso.elações com seu grupo.
mission: impossible, eua, 1996
direção: brian de palma
roteiro: david koepp steve zaillian robert towne
fotografia: stephen h burum
montagem: paul hirsch
elenco: tom cruise jon voight henry czerny emmanuelle béart ving rhames kristin scott thomas vanessa redgrave jean reno emilio estevez ingeborga dapkūnaitė rolf saxon marcel iureș karel dobrý andreas wisniewski annabel mullion olegar fedoro morgan deare valentina yakunina marek vašut nathan osgood john mclaughlin david shaeffer rudolf pechan gaston šubert ricco ross mark houghton bob friend garrick hagon jiřina třebická andrzej borkowski maya dokic sam douglas carmela marner mimi potworowska david schneider helen lindsay pat starr richard d. sharp randall paul sue doucette graydon gould tony vogel michael rogers laura brook david phelan melissa knatchbull ion caramitru dale dye keith campbell michael cella harry fielder toby hinson john knoll paul markham