Ainda que o primeiro tenha sido a origem de toda a febre ao redor do personagem, do estilo de ação e do cinema de dublês, é ‘um novo dia para morrer’ que solidifica a proposta de Chad Stahelski em uma continuação que aprimora, aprofunda o primeiro, potencializando tudo o que havia de melhor tanto no aspecto meio anime da trama quanto na forma da ação. Ainda que a ideia de Common como um personagem de destaque seja algo que puxa o filme pra baixo de vez em quando.
A mitologia cresce, se transforma, estabelece o aspecto de sociedade secreta macarrônico da saga. Impressionantemente não sendo derivado de nada específico. A filial italiana do hotel, a coisa do funcionamento dos contratos e da promissória. Tudo que de alguma forma vai fazer sentido dentro de um filme guiado pela ideia do primeiro daquele ser o assassino mais mortal do mundo. A ação cresce em todas as frentes tanto na qualidade das coreografias quanto na inventividade dos cenários. Mesmo nos momentos mais ridículos como os tiros escondidos no metrô lotado.
Mas o que tem de melhor é como acima de tudo, o cineasta constrói uma ideia própria de estética para o filme. Por mais básica que ela seja. A coisa do uso de espelhos e de como isso reflete na viagem pessoal de John em confrontar seu eu do passado e que mais e mais se concretiza na sua frente. Seja porque aqui o seu principal rival é um super assassino exatamente da mesma agência, seja pela própria conclusão do filme num labirinto de espelhos.
john wick: chapter 2, eua, 2017
direção: chad stahelski
roteiro: derek kolstad
fotografia: dan laustsen fraser taggart
montagem: evan schiff
elenco: keanu reeves common ian mcshane laurence fishburne riccardo scamarcio ruby rose lance reddick peter stormare bridget moynahan franco nero john leguizamo claudia gerini wass stevens peter serafinowicz luca mosca tobias segal thomas sadoski chukwudi iwuji yama erik frandsen david patrick kelly perry yung youma diakite midori nakamura mario donatone giorgio carminati elli thaddeus daniels margaret daly christine hollingsworth ciscandra nostalghia vadim kroll simone spinazzè chris lapanta guyviaud joseph diane gooch alisa ermolaev kelly rae legault joan smalls basil iwanyk sr. airon armstrong nico toffoli aaron cohen aly mang nora sommerkamp marmee regine cosico nancy cejari kitty crystal jennifer dong sidney beitz mark vincent justin l. wilson shade rupe heidi moneymaker angel pai johnny otto nobuya shimamoto oleg prudius alex ziwak bruno verdirosi ottaviano dell’acqua tim connolly kenny sheard stephen dunlevy niko nedyalkov bill walters