Na espiral de verborragia psicológica que tenta o tempo todo equilibrar o filme de terror com a história “séria”, Kassovitz tem uns momentos que parecem ter alguma intenção estética. Principalmente pensando nos elementos simbólicos de fogo e água. Remetendo aos arquétipos da psicologia. Lidando com a ideia do lado bom e mal que nos guia. 

Então enquanto o marido aparece com um charuto em um escritório de cores quentes e mogno e o policial iluminado enquadrado com a luz quente e vermelha do carro de polícia, a protagonista se integra àquele cenário azul e frio da instituição. Na chuva, na água jogada no espelho, nadando voltas na piscina olímpica, no chuveiro e na condensação da parede de vidro da cela. Um jogo de posicionar tais personagens em tais espaços e de associá-los a essas cores e ao que existe de signo associado à coisa da psicanálise. 

Vale destacar que existe um esmero aqui. Uma precisão que inclusive coloca o personagem suspeito de Downey Jr. em uma cena em um plano completamente azul escuro e com o fundo fora de foco mas com um ponto de luz vermelha lá atrás. Fora outros usos bem propositivos da fotografia como o jogo entre a profundidade e a não profundidade de campo, a integração de imagens de vigilância no horror e movimentos de zoom expressivos como o efeito de vertigem do dolly zoom, que faz o cenário se mover ao redor de Halle Berry.

São as questões de desenrolar desse enredo, entretanto, que dão ao filme esses tons de suspense barato. Sem saber muito como evoluir essa história, o filme busca uma trama de suspense de cartas marcadas. Se apoiando em reviravoltas previsíveis. 

E o trabalho caprichoso dessa busca por uma lógica visual nunca chega a outros lados da obra, como a construção de diálogo. 

Quando o filme fala – e como ele fala! – ele é pobre, raso. Revela a fraqueza tanto da construção das personagens quanto de toda a dramaturgia ao redor. Tudo se finaliza em momentos de confissões expressadas e de um jogo de gato e rato mal pensado a fim de criar algum resquício de emoção. 

gothika, eua, 2003
direção: mathieu kassovitz
roteiro: sebastián gutiérrez
fotografia: matthew libatique
montagem: yannick kergoat
elenco: halle berry robert downey jr. charles s. dutton john carroll lynch bernard hill penélope cruz dorian harewood bronwen mantel kathleen mackey matthew g. taylor michel perron andrea sheldon anana rydvald laura mitchell amy sloan noël burton benz antoine andy bradshaw jason cavalier jasson finney terry simpson kwasi songui al vandecruys caroline van vlaardingen noah bernett

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