É um filme que lida muito bem com o aspecto diminuto e limitado da sua premissa. Uma narrativa que se ambienta em uma comunidade ao redor de um casarão de família sobre essa família lidando com seus dons e privilégios que os fazem especiais naquele lugar. 

Na lógica de enredo dá pra entender mais ou menos uma visão da Disney clássica que lida com famílias nobres acasteladas adaptando isso para uma realidade sul americana. Só que não dá pra dizer que não soa meio estranho se parar pra pensar um pouco na ideia. Tem um ranço meio de coronelismo ali? A ideia de uma comunidade isolada que serve ao casarão. (ou sou eu vi muita novela do Aguinaldo Silva?)

Mais além, é estranho como a própria resolução joga contra o que parece ser a lição aqui. A possível perda desses poderes que é resolvida pela força da comunidade. Mas que volta atrás e os dons voltam depois.

Deixando isso de lado, o filme consegue se arrematar num bom musical. Colorido pelo cenário, mas também pelos ritmos e melodias das canções. 

We don’t talk about Bruno é um clássico instantâneo, com um arranjo pop e repleto de um instrumental muito colombiano, mas também Surface Pressure como um solo da personagem de Jessica Darrow.  Lin-Manuel Miranda talvez tenha encontrado aqui o seu melhor trabalho narrativo no cinema pós-Hamilton. 

São os momentos musicais que também transformam o filme esteticamente num mosaico de momentos que se apoiam na diversidade daquela família. O que acaba colando e dando uma unidade a tudo numa animação que, pensando só em trama e ambientação, não tem nada demais a não ser uma maquiagem nova numa premissa mofada.

se você gostou do que leu, compartilhe e siga o Coquetel Kuleshov também no Instagram, no Letterboxd e no Twitter

encanto, eua, 2021
direção: byron howard jared bush Charise Castro Smith
roteiro: Jared Bush Charise Castro Smith
montagem: jeremy milton
elenco: Stephanie Beatriz María Cecilia Botero John Leguizamo Mauro Castillo Jessica Darrow Angie Cepeda Carolina Gaitán Diane Guerrero Wilmer Valderrama Rhenzy Feliz Ravi Cabot-Conyers Adassa Maluma Rose Portillo Juan Castano Sarah-Nicole Robles Hector Elias Alan Tudyk Olga Merediz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s