Não sei se tem algo de errado com Wright ultimamente ou se ele só encontrou um limite para o seu cinema. Cyrano seria um de seus clássicos em teoria. Filme de época com amores impossíveis e agridoces e uma desculpa para se espalhar esteticamente numa construção moderna de um cinema clássico. Como ele já fez bem demais em alguns de seus primeiros trabalhos. 

Mas parece que tem algo aqui que o impede. Um musical pra quem não gosta de musical. Uma postura de afastamento da história, uma falta de interesse em explorar mais os momentos chave dessa história. 

Curto demais ou frio demais? O que sobra é a performance de Dinklage. A dificuldade de conter o sentimento, as palavras pesadas que saem da sua boca etc. É um ator completo. Do minimalismo da microexpressão à linguagem corporal.

E o enredo é bom. Óbvio. Quantos anos tem essa peça? Difícil mesmo é perceber que mesmo o esmero técnico da construção visual ao redor não conseguem concretizar um algo a mais que o filme tanto necessita. Parece que falta tesão nessa fase recente do diretor. 

Tomara que ele encontre.

cyrano, eua, 2022
direção: joe wright
roteiro: edmond rostand erica schmidt
fotografia: seamus mcgarvey
montagem: valerio bonelli
elenco: peter dinklage haley bennett kelvin harrison jr. ben mendelsohn bashir salahuddin monica dolan joshua james anjana vasan ruth sheen glen hansard sam amidon scott folan mark benton richard mccabe peter wight tim mcmullan mark bagnall mike shepherd paul biddiss katy owen paul hunter celeste dodwell celeste dring bettrys jones nandi bhebhe colin mace lucas peters leo rait kyla goodey beverly rudd giles king carl grose sarah wright john locke

se você gostou do que leu, compartilhe e siga o Coquetel Kuleshov também no Instagram, no Letterboxd e no Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s