É um tema tão específico, complexo, pesado, mas que Nicole Holofcener tira tão de letra que faz do filme parecer completamente leve e despretensioso. No miolo disso tem um grande drama de costumes e com um grande elenco para abarcar tudo. Me pergunto por que ficou tão esquecido. (mais ou menos sei a resposta)

No mais, gosto como é uma obra que lida tão bem com essa cegueira social. Coisas que a gente não vê para além dos privilégios e mesmo nossas fraquezas próprias para lidar com questões caras. De alguma forma, é um comentário que a cineasta faz sobre essa cultura classe média californiana que viria só uns anos depois a ser melhor destrinchada na televisão. 

Mais além, é como se cada casal, cada núcleo, lidasse com suas fraquezas com fugas muito específicas. A ampliação da casa pra ver o mar e não pensar no que acontece dentro dela no dia a dia; o aspecto sujo, antipático e desagradável como uma tentativa de não lidar com a delicadeza do próprio marido; os gastos dantescos de dinheiro com filantropia por causa de uma culpa branca liberal de ter dinheiro. É uma crônica muito completa de tudo isso. 

E Anniston, no centro de tudo, se você conseguir acreditar que ela é pobre, a torna um elemento de perturbação nesse jogo de pesos e contrapesos da relação das amigas.

PS: Você acha que ele é realmente gay ou só gentil e sensível?

friends with money, eua, 2006
direção: nicole holofcener
roteiro: nicole holofcener
fotografia: terry stacey
montagem: richard marks
elenco: jennifer aniston joan cusack catherine keener frances mcdormand jason isaacs scott caan simon mcburney greg germann timm sharp hailey noelle johnson jake cherry bob stephenson marin hinkle troy ruptash elizabeth keener john srednicki mitch rouse christine mourad jenn fee max burkholder alejandra flores maulik pancholy ty burrell kristin minter bobby coleman tonita castro ileen getz romy rosemont

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s