Falar disso como um pioneirismo do slasher é complicado. Sexta-feira 13 já estava por aí, Halloween já era uma obra-prima e o gênero já começava a se esticar e se deformar. Mas o que Amy Holden Jones sintetiza aqui esteticamente é muito um resumo de como esse tipo de filme de assassinato em série se conformou numa espécie de sátira maneirista de si mesmo.

Menos teatro, menos sisudez, mais cinema de atração feito ao redor da violência e da comédia visual formada de uma montagem que se diverte consigo mesma. 

A furadeira como um pênis destruidor entre as pernas abertas do assassino; o cadáver na geladeira; o simbolismo do grupo liberado, nú, sexualizado, objetificado do grupo de meninas.

Morre quem transa, mas transa por vontade. Os corpos são explorados, mas eles também exploram. Fico me perguntando se o subtexto lésbico que circula tudo seria mais claro hoje em dia ou até se deixaria de ser subtexto para se tornar texto. 

Não entendo o porquê de ser tão pouco lembrado como um dos pertencentes ao panteão de slashers. Talvez pela falta de personalidade do assassino, mas eu não apostaria que o fato da cineasta ser uma mulher não tem nada a ver com isso.

No todo, é meio um objeto perfeito de como ele funciona enquanto exemplar da ideia do slasher divertido e sanguinolento. Uma cena costurando a outra, sexo, violência, conversas cifradas e clímax. Difícil não se divertir ao menos. Ainda que pouca gente seja confortável em admitir a qualidade cinematográfica iminente desse tipo de obra popular. 

Sem dúvida um dos grandes.

the slumber party massacre, EUA, 1982
direção: Amy Holden Jones
roteiro: Amy Holden Jones, Rita Mae Brown
fotografia: Stephen L. Posey
montagem: Wendy Greene Bricmont, Sean Foley
elenco: Michelle Michaels Robin Stille Michael Villella Debra De Liso Andree Honore Jennifer Meyers Joseph Alan Johnson David Millbern Gina Smika Hunter Brinke Stevens Jim Boyce Pamela Roylance Aaron Lipstadt Rigg Kennedy Jean Vargas Anna Patton Howard Purgason Pamela Canzano Francis Menendez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s