Antes de se perder na própria confusão narrativa (e até depois disso), Atlântida materializa uma juventude sem rumo nas imagens bonitas dos arredores de Veneza. As cenas puramente cosméticas, a forma pela forma em momentos de nada acontecendo. É como se o diretor buscasse esticar momentos de apresentação daquele universo. Na exploração desse submundo muito específico de velozes e furiosos com lanchas nos subúrbios marítimos da cidade.

Tem um ar onírico muito proposital. Sobre essa existência repetitiva de prazeres superficiais. O jovem anseia pelos momentos em que estará na lancha novamente, buscando quebrar o recorde de velocidade. Todas as coisas além de tornam secundárias. Emprego, namorada, futuro etc. Enquanto isso, a cidade turística existe como um plano inacessível. 

Num momento, seguimos alguém com uma caixa de som armando uma festa improvisada no pátio de uma construção em ruínas. Enquanto isso, os transatlânticos passam ao fundo. Como se fossem parte da paisagem. Como os pássaros e os golfinhos. Por mais gigantescos que sejam.

No fim, a extrapolação da trama toma conta. As investidas abstratas tornam o longo plano subjetivo da fuga pelos canais labirínticos num momento de um pesadelo que repete essa ideia de uma existência sem destino certo. De uma espiral sem rumo.

Só o que entra no caminho disso é a tentativa de explicar o que está acontecendo. O acontecimento do roteiro. A imposição de um enredo num filme que não pedia isso.  É o que chama atenção para a duração e para a superficialidade da abordagem, pelo fato de que, por mais que estejam todas lá as intenções, o cineasta não necessariamente consegue organizar nada a fim de criar algo para além de partes isoladas eficazes.

Em tempo; as imagens da cena de sexo iluminadas pelo neon da lancha num túnel devem ser algumas das mais bonitas do ano.

atlantide, itália, 2021
direção: Yuri Ancarani
roteiro: Yuri Ancarani
fotografia: Yuri Ancarani
elenco: Daniele Barison Maila Dabalà Bianka Berényi Alberto Tedesco Jacopo Torcellan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s