Hoje seria meio indefensável. A loira novaiorquina num filme de terror sobre essa ancestralidade de povos pretos da região da Louisiana e dos sincretismos entre África, Haiti, França e EUA. Não que o filme busque um aprofundamento social ou político nisso, mas são coisas que transbordam. 

Pensando temporalmente, entretanto (porque no fim das contas nenhuma obra é atemporal), A chave mestra tem qualquer coisa de esperto, bem elaborado e sob uma direção que acerta em cheio no “eficiente” para o que o filme se propõe. Mesmo que ainda encontre como problema principal sua protagonista.

Não porque ela é branca, mas porque Kate Hudson é fraca a ponto de não dar conta da pecha de final girl que ela busca encarnar. E se a gente pôr nessa balança a tarefa de contracenar com Gena Rowlands e John Hurt (e até com Peter Sarsgaard), coitada…

Iain Softley não consegue dar a volta nisso, arrastando-a do início ao fim. Mas ao menos ele quase compensa com uma criação de mundo que (muito graças ao roteiro de Ehren Kruger) faz desse filme meio que uma figura marcante no terror despretensioso dos 2000. Antes que a galera do “pós horror” entrasse em cena e começasse a desdenhar do gênero. 

Tá pedindo um remake. (Por favor, Jason Blum… nunca te pedi nada!)

the skeleton key, EUA, 2005
direção: Iain Softley
roteiro: Ehren Kruger
fotografia: Dan Mindel
montagem: Joe Hutshing
elenco: Kate Hudson Gena Rowlands Peter Sarsgaard John Hurt Joy Bryant Marion Zinser Maxine Barnett Fahnlohnee R. Harris Deneen Tyler Ann Dalrymple Trula M. Marcus Jen Apgar Thomas Uskali Jamie Lee Redmon Forrest Landis Tonya Staten Isaach De Bankolé Christa Thorne Ronald McCall Jeryl Prescott Lakrishi Kindred Sabah Joe Chrest David J. Curtis Tiffany Helland Brian Ruppert

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s