A premissa é bem impactante. Tanto que o filme passa boa parte do primeiro ato repetindo isso. Falando do peso nos ombros de um menino que foi declarado o mais belo do mundo por ter feito um filme nos anos 70. Um pretenso estudo sobre a pressão psicológica de autoimagem que vem com isso, sobre a mercantilização dos corpos, das presenças, da ideia que temos de certas celebridades. 

O tiro começa a sair pela culatra conforme o filme de verdade vai buscando espaço dentro do filme idealizado pelos diretores. O drama da celebridade, ainda que não seja ignorável, começa a parecer um exagero quando o personagem passa a rememorar com carinho o seu período de fama adolescente. O peso que quem conta tenta buscar parece quase um sensacionalismo. 

Enquanto isso, vamos captando fragmentos da vida desse homem sueco que montam para algo que parece mais interessante do que o que o documentário parece querer construir. 

Uma vida de músico, uma mudança de casa, problemas com relacionamento, uma carreira muito estranha como modelo utilizado como base para mangás, um casamento, dois filhos, uma tragédia familiar. Surge, no meio do filme, sobre um menino que supostamente se sentia pressionado por sua beleza mercantilizada, um cara com uma vida cheia de altos e baixos.

Mas o longa teima em não abandonar sua ideia central. Refletindo sobre o papel da atuação, criando conexões mil entre fatos desconexos, tentando colar uma tese pela qual não há mais interesse. Com isso, as duas faces da obra se chocam. A ideia do drama deixa de fazer sentido, a história comovente do homem sofre por ser deixada de lado. 

O que sobra é uma curiosidade. Um punhado de memorabílias e situações curiosas no set do filme de Visconti. Mas não o suficiente.

the most beautiful boy in the world, suécia, 2021, documentário
direção: Kristian Petri Kristina Lindström
fotografia: Erik Vallsten
montagem: Dino Jonsäter Hanna Lejonqvist
elenco: Björn Andrésen Riyoko Ikeda Margareta Krantz Hajime Sawatari Luchino Visconti Masatoshi Sakai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s