O lado mais débil e ao mesmo tempo o mais fascinante da obra é o abandono de qualquer complicação de trama. Pensando na construção quadrada de um roteiro e de arcos de personagens, desenvolvimento de situações, texto e subtexto. Por mais que o filme se mova por coisas que acontecem, é como se ele só estivesse retratando uma existência além disso. 

Ouvir música, tocar música, uma mulher dançando de patins no parque, sexo, mais sexo. Tudo retratado sob uma fotografia que captura momentos sempre no ocaso do dia, sempre sob sombras e luzes duras que ficam entre a frieza do branco e calor do vermelho.

Funciona porque fome de viver é sobre isso. Sobre se agarrar a uma existência sensorial sem pensar muito no futuro ou no passado. A abertura, uma orgia intercalada com uma violência animalesca dá o tom de seres da noite usam do tempo aqui como uma corrente de experimentações hedonísticas que parecem ser a única escapatória para a tragédia da vida dos amores da personagem de Deneuve. Mesmo que eles pensem que viverão pra sempre. 

A aceleração das imagens da decomposição do macaco de laboratório logo se torna uma materialização do horror de John. Tanto tempo, tanta vida que ainda assim são tão pouca coisa. Sem abordar isso, sem pôr nos lábios de ninguém, o filme abre seu tema principal do medo de deixar de existir. 

Não pela morte simplesmente, mas por deixar pra trás todas essas experiências.

the hunger, eua, 1983
direção: Tony Scott
roteiro: Michael Thomas, Whitley Strieber , Ivan Davis
elenco: Catherine Deneuve David Bowie Susan Sarandon Cliff DeYoung Dan Hedaya Beth Ehlers Rufus Collins Suzanne Bertish James Aubrey Ann Magnuson John Stephen Hill Shane Rimmer Douglas Lambert Bessie Love John Pankow Willem Dafoe Sophie Ward Philip Sayer Lise Hilboldt Michael Howe Edward Wiley Richard Robles George Camiller Oke Wambu Peter Murphy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s